Skip to content

Mapa da Costa Vicentina

Muito se fala na Costa Vicentina e certamente toda a gente sabe que fica no Alentejo Litoral, ou ali para essa zona de Portugal! Mas é necessário perceber exatamente onde fica essa região. Por isso será necessário apresentar um mapa da Costa Vicentina para se perceber melhor onde se situa exatamente.

Embora esta região de Portugal fique no litoral alentejano, a Costa Vicentina tem os seus próprios limites territoriais. Não são fronteiras, nem sequer há separadores, mas existem marcos indicativos da Costa Vicentina.

Segundo o site do turismo de Portugal(alguém melhor do que esta entidade para dizer exatamente onde se situa a Costa Vicentina?), toda a zona designada por Costa Vicentina, situa-se na faixa litoral Alentejana até à região do Algarve, ou seja, entre Odeceixe e Burgau, onde a natureza preservada tem um caráter forte e selvagem, que se traduz em paisagens de uma imponência deslumbrante.[Ver Mais»]

Mapa da Costa Vicentina

Portanto, no litoral do Alentejo, podemos afirmar que temos as seguintes denominações e regiões costeiras:

  • Costa Alentejana
  • Costa Vicentina
  • Litoral Alentejano

Então, a Costa Vicentina faz parte também do sudoeste do Algarve, mas na área litoral. Como já referido em cima e segundo o website do turismo de Portugal, a Costa Vicentina começa na faixa do litoral que preenche a área de Odeceixe até Burgau.

A Costa Vicentina, vai até à região do Algarve, como podemos ver no mapa em baixo.

Portugal e as suas regiões

Neste mapa de Portugal podemos ver e entender que para baixo da região de Lisboa, temos apenas o Alentejo e o Algarve. Toda essa região tem uma costa litoral, que podemos chamar de litoral Alentejano, desde o distrito de Sines até ao sul, Algarve.

Depois há um pouco de confusão entre a costa alentejana e a costa vicentina, anteriormente podemos ver no primeiro mapa onde se situa a costa vicentina.

No mapa à direita, podemos perceber melhor onde se situa a costa alentejana como também vemos que a costa vicentina está inserida na costa alentejana.

O mais importante de tudo isto é a fantástica região que Portugal tem no seu território que praticamente o turismo de massas ainda não chegou lá. Vamos ver… até quando.