A Rota Vicentina

Para quem gosta de fazer caminhadas, observar a natureza envolvente, ir à descoberta do desconhecido e apreciar a calma, a rota vicentina é sem dúvida um dos lugares a conhecer antes de morrer!

Mais conteúdos da Costa Alentejana

Esta rota que já tem possui uma certificação europeia para os seus percursos, é constituída por uma rede com cerca de 400 quilómetros de trilhos pedestres pelo Alentejo litoral até ao Algarve.

Rota Vicentina, composta por vários percursos pedestres ao longo da costa sudoeste de Portugal soma já cerca com 400 quilómetros sinalizados para caminhar entre Santiago do Cacém (Alentejo) e o Cabo de S. Vicente (Algarve).

Foi inaugurada em 2012 e desenvolvida em parceria entre entidades públicas e empresários locais, que apostam no turismo de natureza como via de desenvolvimento incontornável para toda a região. A rota engloba o Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e Percursos Circulares.

Poderá usufruir da Rota Vicentina com belas caminhadas ou então de bicicleta(BTT), tudo vai depender do seu gosto de apreciar o ambiente envolvente desta região.

Aproveite também para dormir nesta região e depois traçar o seu caminho para explorar na Rota Vicentina: encontre aqui os melhores hotéis e locais de dormidas.

Os caminhos já existiam, dividindo-se como traços no meio da paisagem. Uns mais largos, outros apenas uma pequena linha ou a noção de que era preciso ir de um ponto ao outro.

Atalhos e veredas que eram percorridos pelas gentes locais, pelos turistas mais aventureiros ou por aqueles que queriam aventurar-se e perder-se na Natureza. Agora todos esses percursos foram delineados, mapeados e integralmente sinalizados, criando uma rede pedestre com várias etapas e ao qual se deu a designação de Rota Vicentina.

A Rota Vicentina em imagens

Fonte do vídeo: @laurenzkolb2112

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *